sábado, 15 de janeiro de 2011

Nhá Chica - escrava brasileira beatificada

-
Nhá Chica - escrava brasileira beatificada


As virtudes heroicas da brasileira Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, conhecida como "Nhá Chica", foram reconhecidas pelo Papa na manhã desta sexta-feira, 14 de janeiro de 2011.

O reconhecimento faz parte da lista de decretos assinados por Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

A leiga nasceu em São João del Rei (MG), em 1810, e faleceu em Baependi (MG), em 14 de junho de 1895.


Quem foi Nhá Chica

Descendente de escrava, analfabeta e leiga, ... a primeira Santa nascida no Brasil. Como não existe registro civil de sua data de nascimento, seu Batistério, preservado no Memorial em Baependi (MG), sob a tutela das Irmãs Franciscanas do Senhor há mais de meio século, tornou-se um documento fundamental.

O Batismo é também o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e também a porta de acesso aos demais sacramentos que visam conduzir a vida de uma pessoa à santidade, o que encontrou em Nhá Chica um bom termo. Portanto, o bicentenário de seu Batismo uma data especial.

Anotado por MLG, com algumas alterações a partir de Canção Nova



Nhá Chica: selo personalizado marca 200 anos da Serva de Deus

Leonardo Meira Da Redação, com Associação Beneficente Nhá Chica (MG) Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010, 14h48 Diocese de Campanha (MG)
Selo que comemora os 200 anos de Nhá Chica

As comemorações dos 200 anos do Batismo da Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, incluem o lançamento de um selo personalizado, que será acompanhado de um carimbo comemorativo.

Ambos estarão disponíveis para colecionadores, mas também poderão ser usados em agências dos Correios. A cerimônia de lançamento está marcada para sexta-feira, 26, às 14h, na sede da Associação Beneficente Nhá Chic (ABNC).

Para o lançamento do selo personalizado, estarão presentes diversas autoridades civis e eclesiásticas, entre bispos, padres, ministros, deputados, secretários de Estado, além de prefeitos e vereadores de toda a região, bem como os benfeitores e colaboradores da ABNC. Também participarão do evento as crianças do Coral Nhá Chica.

Após o lançamento do selo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) poderá também lançar o mesmo selo como comemorativo e distribuí-lo em todo o país.

"O carimbo comemorativo será usado por trinta dias na agência dos Correios de Baependi (MG), em todas as correspondências enviadas. Depois ficará por três meses no Rio de Janeiro, para uso de filatelistas de todo o Brasil", destaca a gerente da agência dos Correios em Baependi, Sandra Rosental.

O lançamento de peças filatélicas comemorativas e personalizadas é tradição no mundo todo e no Brasil, sendo voltada para divulgar instituições e/ou pessoas que tenham relevância para a história nacional, como é o caso da Serva de Deus Nhá Chica.

Esta é apenas uma entre tantas ações que serão realizadas neste ano.

Anotado por MLG, com algumas alterações a partir de Canção Nova

Para mais:
"NHÁ CHICA", Francisca Paula de Jesus
Quadro entalhado na madeira
Escultor: Rogério Rocha
Exposição MEU SANTO PROTETOR
Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
Foto de José Antônio de Ávila


Nenhum comentário:

Postar um comentário