quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Nossa Gente, Axé! Temos Ministra: Luiza Bairros!

-
* Esta postagem está em atualização periódica. *


Cobertura da coletiva de ontem (21 de dezembro de 2010): A Tarde, TV Itapoan, TV Bahia, TV Aratu, Band News, Rede Globo, TVE, Programa Bahia No Ar, Tribuna da Bahia, G1em São Paulo.


Luiza quer cotistas mais tempo na universidade

Quando recebeu pessoalmente da presidente eleita Dilma Rousseff o convite para assumir a Secretaria de Igualdade Racial (Seppir), que tem caráter de ministério, Luiza Bairros confessa: estava com as mãos tremendo de nervosismo. Mas ao falar de seus planos para a pasta, sua voz firme e segura explica quais experiências e planos pretende para levar para aplicar em nível nacional. Entre eles estão ações para aumentar a permanência de alunos cotistas nas universidades e formas de oferecer maior acessibilidade à população quilombola. Cotas: "Sem dúvida alguma é a política pública recente que provocou impactos mais significativos na vida das pessoas e famílias negras", ressalta Bairros ao falar sobre o sistema de cotas para afrodescendentes nas universidades. A secretária comemora que já haja "um caminho andado" neste aspecto, mas considera que não é suficiente."O desafio daqui para frente é a questão da permanência desses estudantes na universidade”.

Ler mais na versão impressa do Jornal A Tarde, de 22/12/2010, Editoria de Política.

Fonte: Recebido de SEPROMI - Resumo Diário 22/12/2010
Assessoria de Comunicacao Ascom

* * * * * *

Em segunda-feira, 20/12/2010 23:22,
Memorial Lélia Gonzalez circulou o Informativo:


Nossa Gente, Axé! Temos Ministra: Luiza Bairros!

Com certeza estamos em alegria por mais Mulheres Ministras na Gestão Dilma Rousseff...

... e nossa plena satisfação está no nome de Luiza Bairros para a SEPPIR.

Luiza tem mostrado sua garra desde há muito: Socióloga, gaúcha, há décadas na luta pelas Mulheres, pelos Negros, pelas Mulheres Negras, com reconhecimento nacional e internacional.

Luiza Bairros é a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI), onde tem demonstrado em ações e atuações sua atenção à Promoção da Igualdade, incluindo o reconhecimento às contribuições de personalidades lutadoras, como é o caso da escritora Cidinha da Silva que teve a epígrafe de seu livro “Cada Tridente em seu Lugar” (Mazza Edições) como mote de Campanha Novembro Negro, da SEPROMI 2010.

Memorial Lélia Gonzalez não quis tratar do nome de Luiza Bairros como uma “indicação”, apesar de estarmos às alegrias desde as primeiras notas na imprensa oficial e nas mídias alternativas.

Agora, depois do anúncio, depois da anunciação, vamos comemorar ostensivamente, “gargalhadamente”, com “risada de corpo inteiro”(*) como faria sua amiga Lélia Gonzalez ou como bem está fazendo, observando que está, do Orun.

Axé Luiza!
Como em “Novembro Negro”, estamos no Caminho.

Axé Sua Excelência Ministra Luiza Bairros!
Desejamos Caminho de Luzes com Luzes no Caminho!

foto MLG


(*) Luiza Bairros em “Lembrando Lélia Gonzalez” (2000)
-

Presidenta Dilma Rousseff dá posse à Ministra Luiza Bairros
Foto Agência Brasil, incluída nesta postagem em 02-jan.2011



Luiza Bairros recebe o cargo de Ministra da SEPPIR
Foto Agência Brasil, em 03-jan.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário